Travassos: freguesia do salvador do bilhó

quarta-feira, novembro 16, 2005

freguesia do salvador do bilhó


a freguesia, com uma área aproximada de 2884 hectares, cercada pelas serras da toutuça e couriscado, está situada no extremo este do concelho e encontra-se delimitada pelos concelhos de ribeira de pena e vila real, quer a norte quer a leste, pela freguesia de vilar de ferreiros a oeste e a sul pela freguesia de ermelo.
a delimitação dos montes baldios desta freguesia, feita em 1699, vem referenciada no tombo eclesiástico e encontra-se descrita da seguinte forma:
porto de pioledo ao alto da toutuça a partir com os montes baldios da freguesia de ermelo ao ribeiro seco, à capela de vila chã ao marco de barbeto, poça de farlengo, calhau das barrias, cruz dos crameleiros, a partir com os montes da freguesia de vilar de ferreiros, tarroeiro da cabrita a partir com os montes baldios do lugar de vilarinho da mesma freguesia, campo do seixo, alto de bentozelo, cabeça do homem, a partir com os montes baldios da freguesia de cerva, cruz do jugal e capela de macieira, a partir com os montes baldios da freguesia de limões, marco das ordens, a partir com a freguesia de alvadia, outeiro esculeira e alto da beiga a partir com os montes baldios da freguesia de lamas d'olo, lage negra, costa da murgariça, porto rumão, cancela de entre os outeiros, ao porto de pioledo, primeiro ponto de partilha a partir com os montes baldios de ermelo.
nas memórias paroquiais, de 1758, a informação dada pelo pároco desta freguesia, josé lino, ao interrogatório feito pelo padre luis cardoso, no que respeita às serras, é que:
he cercada esta freguesia de duas serra: huma chamada da coriscada, a qual do nascente parte com a freguesia de sam joão baptista de limões, concelho de cerva e finda no poente quasi partindo com o monte farinha aonde ha huma capella de nossa senhora da graça... ... . tem esta serra de comprimento legoa e meya e de largura meya legoa, que produz urzeiras, carqueja e torgos os quais se arrancam para carvão e fogueiras e nella se roçam estrumes ... para as culturas das terras e nella pastam mysticamente os gados assim graudos como meudos assim desta freguesia como da de sam pedro de vilar de ferreiros e onde masi ha fraguedo de pedra de gran ordinario. a segunda serra que terá pouco mais de meia legoa de nascente a poente chamada a toutuça que parte de nascente com o lugar da anta e do poente com o lugar de cabarnelhe ambos desta freguesia e terá de largura hum quarto de legoa. esta não produz mais que tojo e fentos para estrume e aonde se caçam licreos para males para as boticas. e nella pastam os gados meudos tanto do lugar de cabarnelhe como de pioledo desta freguesia.
o terceiro bocado de serra chamado a costa que jaz sobre este mesmo lugar do bilhó que parte do norte com o lugar do bobal e do sul com o lugar de cabarnelhe desta mesma freguesia que terá de comprimento hum quarto de legoa e de largura meio ou menos. esta produz muy pouco tojo e alguns fentos em fraga de gram ordinário.
nestes tres bocados de serra ha mui poucos coelhos e perdizes por estarem mui ralos de matos e perseguida de raposas, milhafres e aguias.
in mondim de basto memórias históricas por eduardo teixeira lopes