Travassos: testamento

sábado, dezembro 03, 2005

testamento


este é o testamento com que faleceu antonio affonso alves, feito em travassos a 25 de setembro 1817.
"antonio affonso alves, viúvo de anna martins, estando de cama doente de um joelho, por causa de uma queda e temendo-me da morte, que a todos é natural, estando em meu juizo perfeito como sempre estive, determino fazer o meu testamento fechado com segredo para o que roguei ao padre manoel martins gomes travaços mo escrevesse na forma que lho determino, dispondo no espiritual, temporal na forma que dito e é o seguinte:
primeiramente logo que eu falecer da vida presente, determino que meu corpo seja envolto em uma tunica de são francisco e que pela minha alma me digão, por uma vez somente noventa missas conforme os usos da igreja. deixo mais que no dia do meu enterro se faça um oficio de corpo presente de sete padres a quem se dará a esmola do costume deixo mais pela alma da minha mulher anna martins quatro missas, deixo mais pela alma do meu filho sebastião outras quatro, pela alma do meu irmão josé outras quatro, deixo mais outras quatro missas pela alma da minha cunhada domingas martins, deixo mais duas missas pela alma do meu cunhado francisco martins, deixo mais outras duas pelos irmãos da irmandade das almas a quem eu não rezasse os rosários da obrigação, deixo mais outras duas missas por todas as almas que estiveram no fogo do purgatório, todas estas missas serão ditas dentro de um ano, podendo ser serão ditas pelos padres desta freguesia no lugar do bilhó, ditas todas por uma só vez, pela esmola do costume e para satisfação de todo este legado acima, para satisfação de tudo, deixo o meu terço a meu filho antonio martins affonso casado em santa marinha da montanha assim como todos os meus bens moveis e imoveis com a obrigação de me pagar os bens de alma, as minhas dívidas, tanto de dinheiro a juro como outras que ficarem em rol porque este filho é unico instituo por meu universal herdeiro, os seus filhos meus netos por morte dele e de sua mulher, declaro que nunca fiz outro algum testamento e caso apareça antes deste feito aqui é revogado, só quero que este tenha validade... pois é tudo a minha ultima vontade conforme eu mandei escrever ao padre manoel martins gomes travaços..."
e eram assim os testamentos há 200 anos