Travassos: dezembro 2009

terça-feira, dezembro 08, 2009

Pastor de Varzigueto ajudou a salvar militares perdidos na Serra


segundo o Jornal de Noticias:
Um pastor de Varzigueto, Mondim de Basto, ajudou a resgatar dois militares instrutores dos Comandos do Exército perdidos nas fisgas de Ermelo.
A operação durou toda a madrugada de ontem, segunda-feira, e acabou bem para todos.
Das zero às seis da manhã andou envolvido nas buscas dos dois militares numa zona que ele conhece desde miúdo.
"Ainda estava na cama quando a GNR de Mondim de Basto me veio perguntar se podia ir ajudar e eu aprontei-me logo", recorda o pastor. Chegado ao local, acompanhado também dos bombeiros de Mondim e de Vila Real, começou a percorrer os carreiros íngremes. Quando não mais podiam avançar (o local está cheio de escarpas) Sérgio pediu para que telefonassem para os militares, de modo a que eles tentassem localizar as lanternas dos bombeiros. "Eles estavam abrigados numa rocha e só quando telefonámos é que saíram". A operação de resgate envolveu a colocação de cordas e durou algumas horas. A noite, a chuva, o solo resvaladiço, o frio, tudo foi obstáculo aos salvadores dos militares. Mas não fosse o pastor de Varzigueto, o desfecho poderia ter sido bem pior. "Eles estavam enregelados, todos molhados e só com uma camisola de manga curta. Não sei se resistiriam ali muito tempo".
O porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão, salientou que os dois militares tinham ido fazer o reconhecimento de um percurso na zona das Fisgas de Ermelo e que acabaram por ser surpreendidos pelo intenso nevoeiro. Como não conheciam o terreno e não possuíam equipamento adequado, optaram por pedir ajuda à GNR.

terça-feira, dezembro 01, 2009

descrição de travassos