Travassos: Maria Emilia de Sousa Queiroz, Travassos 29 de Abril 1941 - Alapraia, Cascais 18 de Outubro 2022

quarta-feira, março 08, 2023

Maria Emilia de Sousa Queiroz, Travassos 29 de Abril 1941 - Alapraia, Cascais 18 de Outubro 2022

 amou e foi amada, mãe querida, espero, no que resta dos meus dias, estar à altura do seu legado.

aproveitando que ninguém nos ouve acho que deveriamos agradecer a todos os que ajudaram nos seus últimos momentos, em primeiro lugar a Elsa que tratou de si como se fosse sua filha, de dia de noite em casa ou nas idas ao hospital; as suas amigas, a tia Lucia, a Fernanda, a Nôr, a Quina, a D. Eduarda, as minhas primas Ana, Isabel e Célia, os primos Orlando e Bruno, a Bárbara e Tomás que a apoiaram e tentaram sempre manter o ânimo elevado e todos os outros que estiveram presentes ou por telefone lhe dedicaram algum do seu tempo.

agradecemos a todos os profissionais do hospital de cascais, dos auxiliares, aos enfermeiros, principalmente da quimioterapia, aos médicos Daniela Sá Leão e Debora Cardoso.

agradecemos a todo o pessoal da fundação champalimaud, ao enfermeiro Antonio Gonçalves que permitiu que os seus últimos dias passassem sem muitas dores, aos médicos Gil Gonçalves e Vera Oliveira e ao restante pessoal da unidade pancreática.

já agora que estamos a conversar no assunto vou-lhe contar um segredo, no dia 2 de fevereiro de 1997, quando eu estava sentado na sala com o pai a mãe entrou de repente e nós calámo-nos, a mãe perguntou o que estão voçês aí a segredar? o pai tinha acabado de me fazer o seu último pedido, temendo-se da morte, disse-me, miro, toma-me cá conta dela. à maneira dele foi um amo-a muito. o pai viria a falecer no dia seguinte e este foi o maior segredo que guardei até ao dia que a dra daniela me disse que a mãe não iria viver mais de seis meses, em agosto de 2022,  viveu mais dois.

deus há-de gostar de si, eu amo-a muito. oh mãe, maria mãe