Travassos: maio 2010

segunda-feira, maio 31, 2010

pedro antonio gomes de moura machado

o meu trisavô do pregomes parece que chegou mesmo a exercer, nesta fotografia pode ver-se um registo de casamento em que ele assina como padre. por outro lado parece um pouco dificil pois em 1831 ele tinha só 19 anos, penso que ele nesta altura seria seminarista. a futura esposa e minha trisavó tinha nascido há pouco tempo -1830.
o senhor que aparece neste registo de casamento - francisco gonçalves machado -é antepassado da ti emilia pereira e do pessoal do vale da costa, não com esta esposa que morreu sem ter filhos mas com a segunda mulher, maria vitória moreira.
ps. já me esquecia as testemunhas são meus antepassados da casa do pregomes, o francisco gomes, pai deste pedro e o antonio rodrigues da casa do carlos

sábado, maio 29, 2010

casa da igreja de cerva

enquanto espero que me enviem uma fotografia dos ultimos habitantes desta casa deixo aqui as ultimas informações que tenho sobre os antepassados deste ramo da nossa familia.
a minha bisavó da eira, maria joaquina da costa (1872-1900) nasceu aqui, filha de domingos josé da costa (1850-?) e de eufrazina roza de almeida (1847-?), alem da minha bisavó tenho informações dos seguintes filhos deste casal - ermelinda alves da costa, baltazar alves da costa (1878-?) casou com miquelina da costa barbeita da casa do paço vedro em 1902, margarida costa (1884-?) casou com manoel agostinho martins de vilarinho ribeira de pena e guilhermina costa (1885-?) casou com geronimo fernandes teixeira de rio mau em 1902.
o trisavô domingos era filho de maria joaquina fernandes, não tenho mais informações e de josé antonio alves da costa, filho de antonio josé da costa e de margarida cipriana alves, tinha pelo menos um irmão, agostinho(1830-?) capitalista morador na cidade do porto. a margarida era filha de manuel baltazar alves, capitão da casa da igreja e de benta clara alvares pereira meireles, esta era filha de antonio luiz pereira de meireles, do casal e de maria martins, o manuel baltazar era filho de manuel antonio martins, doutor do muro e de luiza alvares. o antonio josé da costa era filho de domingos da costa natural de santo estevão de vinhoz, antigo concelho de montelongo, agora pertence a fafe e de ana maria martins alves gonçalves, esta era filha de baltazar martins alves e de anna maria da casa do muro. o domingos da costa de vinhoz era filho de antonio da costa  e de maria de castro.
quanto à mãe da minha bisavó, eufrazina, era filha de michaela de almeida (1807-1863) natural da casa de crespos e moradora no casal, esta era filha de josé caetano de almeida costa e de escolástica da assunção borges, aquele de cerva esta de mondim de basto. ele filho de dionisio da costa ribeiro e marinha martins de almeida ela filha de manoel borges de azevedo e de angelica da conceiçao da silva.
por enquanto é tudo o que tenho desta parte da nossa familia.