Travassos: casa do "quarto"

quarta-feira, outubro 03, 2012

casa do "quarto"

esta era uma casa importante em travassos, pertenceu a uma familia gonçalves, os registos mais antigos que tenho são do inicio do séc. XVIII com um antonio gonçalves e sua esposa domingas gonçalves, tiveram dois filhos o manoel que terá ficado na casa do quarto e a maria que casou com antonio martins de lamas d'olo em 13 de janeiro de 1762 e terá ficado com a casa onde agora funciona o café. prosseguindo com a casa do quarto, o manoel casou com teresa teixeira ou teresa jorge e deste casamento nasceram seis filhos, dois deles emigraram para o brasil (josé e bento, o josé foi estudante em coimbra antes de partir para o maranhão), a maria casou com antonio martins gomes, a ana casou em vilarinho no bairro das cabaninhas, o manoel foi reverendo prior em assumar e por fim temos o antonio gonçalves de baixo (provavelmente porque da parte de cima da rua havia outro antonio gonçalves, nome muito comum em travassos na altura).
este antonio nasceu em 1772, casou com maria ribeiro natural da anta, foi administrador do concelho de ermelo em 1836, este casal gerou quatro filhos, a maria joaquina casou na casa do cunha em 1819, a ana casou com antonio borges de adoria e ficaram a viver em travassos, a balbina casou em bormela e por fim o felizardo que casou com maria gonçalves diniz (macieira 1807-1889) em 1826 e continuou a viver na casa do quarto. este ultimo casal teve três filhos o antonio que não deixou geração, a teresa que casou com manoel joaquim de sousa em 1860 e o manoel gonçalves teixeira que casou com ana joaquina ribeiro peixoto de campanhó, a casa pertenceu a este casal que criou dez filhos um desses filhos foi engrácia gonçalves teixeira (1861-?), mãe da ti elvira e do guilhermino da charneca pai da ti rosalina. penso que a casa terá pertencido a felizardo gonçalves teixeira (1851-1942) casado com maria sousa (1856-?), não teve geração,  que terá doado à familia que hoje lá habita.

1 Comments:

Anonymous Helena Teixeira said...

Boa noite, fiquei bastante surpreendida ao ver no seu Blog uma foto da casa do quarto de Travassos. Essa casa pertencia aos meus avós falecidos hoje. Ainda là vive o meu padrinho Armando Gonçalves Teixeira. Meu nome é Helena Teixeira, sou filha de Joaquim Teixeira filho de Antonio Gonçalves meu avô. Gostei muito de ler a historia que escrevou sobre a minha familia. Intereseria-me saber mais promenres... seria possivel me contactar por favor? Muito obrigada.Helena Teixeira

10:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home