Travassos: Guerra 14-18

segunda-feira, junho 08, 2015

Guerra 14-18

alguns dos nossos conterrâneos também foram convocados para ir combater na I grande guerra, alguns voltaram outros ficaram por lá. este francisco da costa peixoto natural de ermelo foi um dos que sucumbiu em combate, faleceu em frança a 2 de agosto de 1918, era soldado do 4º grupo de baterias de artilharia, regimento de artilharia 20. encontra-se sepultado em França, Cemitério de Richebourg l`Avoué, Talhão C, Fila 15, Coval 6

15 Comments:

Blogger Fernanda said...

Bom dia! Você teria mais informações sobre Francisco da Costa Peixoto, tais como ano de nascimento ou idade que tinha quando morreu, para que eu possa buscar o registro de nascimento dele? Sou do Brasil, meu bisavô era português e eu estou montando minha árvore genealógica. Gostaria de descobrir se tenho parentesco com soldados que lutaram e morreram na Primeira Guerra Mundial. Minha família é de Travassos, Bilhó, Mondim de Basto.

4:12 da tarde  
Blogger miro said...

viva, eu também sou de travassos, qual o nome da sua familia? não tenho mais informações do francisco porque não pesquisei a familia dele que é de ermelo, um lugar perto de travassos...

5:25 da manhã  
Blogger Fernanda said...

Meu bisavô (Francisco Martins Peixoto) veio para o Brasil com 6 anos de idade acompanhado da mãe (Emília Martins Peixoto). Emília era filha de Antonio Martins Teixeira e Rosa Maria Ribeiro Peixoto da Mota e Cunha. Eles tiveram seus filhos em Bilhó. Antonio Martins Teixeira era filho de Domingos Martins e Anna Maria Teixeira (ambos de Bilhó). Rosa Maria era de Campanhó, assim como seus pais João Antonio Ribeiro Peixoto e Maria de Jesus da Mota e Cunha. Tenho mais informações sobre irmãos da minha trisavó Emília Martins Peixoto (achei 6 irmãos e 5 irmãs).

A respeito do Francisco da Costa Peixoto, eu penso que consegui encontrar o assento de nascimento. Ele nasceu dia 09 de dezembro de 1892, filho de Manoel da Costa Peixoto e Maria Joaquina Martins.

3:12 da tarde  
Blogger miro said...

tenho bastantes informações desta familia:
domingos martins nasceu em travassos a 25 de janeiro de 1768 era filho de antonio martins e maria gonçalves aquele de lamas d'olo, filho de gonçalo martins e domingas gomes a maria filha de antonio gonçalves e domingas gonçalves de travassos, da casa de baixo, tem algumas fotos dessa casa aqui no blog.
ana maria teixeira era filha de manuel martins que nasceu em travassos em 11 de agosto de 1738 e de joana teixeira, esta de azeveda (limões). o manuel era filho de ventura martins e de maria gonçalves, ambos de travassos, a joana era filha de pedor george e de maria george teixeira.
o joão antonio ribeiro peixoto era filho de joão ribeiro e de francisca peixoto, esta de torgueda.
alguns destes cruzam-se com os meus antepassados...

6:26 da tarde  
Blogger miro said...

o seu bisavô era casado com emilia campos barbosa? moradores na rua barão da torre?

6:34 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Muito obrigada pelas informações, Miro! Ainda não tinha esses dados.

Meu bisavô casou-se com "Sebastiana Raymunda do Espírito Santo" e tiveram os filhos:
Francisco Martins Peixoto Junior (meu avô paterno)
Emília Martins Peixoto
Rita Martins Peixoto
Maria de Natividade Martins Peixoto

Meu avô nasceu na cidade de Natividade (estado do Rio de Janeiro), em 13/03/1915, viveu na cidade de Bom Jesus do Itabapoana com a esposa Cenira Dias Peixoto, antes de se mudar para a cidade do Rio de Janeiro, onde faleceu em 1983. Tiveram 8 filhos.

A Rua Barão da Torre fica no bairro de Ipanema. Infelizmente, minha família não morou lá.

8:46 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Boa tarde, Sr. Miro!
Vi a foto da casa de baixo no seu blog.
No post "casa do quarto" (http://travassos1.blogspot.com/2012/10/casa-do-quarto.html), o senhor diz que a Ana Joaquina Ribeiro Peixoto, de Campanhó, era mãe de "Engrácia Gonçalves Teixeira, mãe da ti elvira e do guilhermino da charneca pai da ti rosalina".
Essa Ana Joaquina Ribeiro Peixoto era irmã de Rosa Maria, mãe de Emília Martins Peixoto (minha trisavó).

Se não for incômodo, eu gostaria de fazer mais uma pergunta: O senhor mencionou no comentário acima que "a joana de azeveda (limões) era filha de pedor george e de maria george teixeira." O senhor saberia me informar se "george" é um nome de origem inglesa?

Agradeço antecipadamente,

7:45 da tarde  
Blogger miro said...

viva fernanda,
me trate por miro sff.
sim, a ana joaquina era irmã de rosa maria. o pedro george não era de origem inglesa, era só a maneira de escrever jorge antigamente. limões antigamente também se escrevia limãos.
tenho outra informações da sua familia, se tiver interesse estou disponivel.
cump

9:57 da tarde  
Blogger miro said...

este devia ser seu tio,
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q7Q-QXZ?i=278&cc=1582573

10:08 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Miro,
Obrigada por responder minha dúvida sobre a origem do nome George.

O falecido Manoel Peixoto de Campos dos Goytacazes não era meu parente. Apenas uma coincidência a mãe dele ter o mesmo nome da minha avó Cenira.

Tenho muito interesse em obter mais informações sobre minha família!
As informações que reuni foram todas conseguidas após muita pesquisa nos registros do site tombo.pt. Não tenho mais ninguém que tenha contato com Portugal diretamente.
Por favor, conte-me mais sobre minha família!

1:46 da manhã  
Blogger Fernanda said...

Se preferir, meu e-mail é fernandapeixoto@gmail.com

1:47 da manhã  
Blogger miro said...

tenho estado bastante ocupado mas não está esquecido. vou voltar com mais informações...
cump

7:14 da manhã  
Blogger Fernanda said...

Bom dia, Miro! Agradeço pelo retorno. Tenho estado muito ocupada também. Trabalho em uma universidade e mesmo em trabalho remoto, não há descanso!

12:27 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Boa noite, Miro! Espero que você esteja bem.
Encontrei uma nova informação sobre minha família:

O meu bisavô (Francisco Martins Peixoto) era filho de Emília Martins Peixoto. Ela não era casada, logo o nome do pai não constou no assento de nascimento dele.

Mas quando meu avô nasceu (aqui no Brasil), o meu bisavô declarou o nome dos avós paternos de seu filho: a avó Emília Martins Peixoto e o avô JOAQUIM MARTINS DA COSTA.

Eu não tenho nenhuma informação sobre Joaquim Martins da Costa. Você teria, por favor, alguma informação sobre ele?

2:29 da manhã  
Blogger miro said...

olá, em travassos não há registo de nenhuma pessoa com o nome joaquim martins da costa, seria de alguma terra vizinha mas na minha base de dados também não encontro ninguém...tenho um manuel martins da costa que casa em ermelo em 1818, o joaquim pode ser filho ou neto...

2:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home