Travassos: Manuel Augusto Pereira e Cunha

quarta-feira, abril 05, 2017

Manuel Augusto Pereira e Cunha

o pereira de atei, diz-se que poderia ter mudado a história de Portugal, este senhor, natural da casa de barreiros em atei onde nasceu no dia 15 de outubro de 1855 teve uma vida bastante preenchida. depois de estudar em coimbra foi eleito deputado nas listas do partido regenerador pelo circulo de cabeceiras de basto, depois foi administrador dos concelhos de mondim de basto e de vila real, mais tarde governador civil de vários distritos acabando no de lisboa em 1901. terá sido durante o período em que foi governador civil de lisboa que iniciou uma forte amizade com a família real, foi agraciado pelo rei com duas comendas e recebeu vários convites para ministro que sempre declinou, em 1903 o rei de Inglaterra, eduardo VII, de visita a Portugal concedeu-lhe o titulo de sir. em dezembro desse mesmo ano abandonou tudo e seguiu para o Egipto onde presidiu ao tribunal internacional de Alexandria, foi já no Egipto que teve a noticia do regicídio e da célebre frase da rainha - se o pereira cá estivesse não tínhamos feito esta viagem. faleceu na sua casa de barreiros em 19 de janeiro de 1937. a ligação mais recente com travassos era através do meu tio nelo de Paradança, seu segundo primo.

1 Comments:

Anonymous Reinaldo Jorge da Mota Vital Rodrigues said...

Manuel Augusto Pereira e Cunha, deixou uma descendente, uma filha de seu nome Aurélia Clotilde de Miranda. Minha bisavó. Manuel Augusto Pereira e Cunha é meu trisavô. Tenho memorias dessa época em questão onde comprova o que estou a descrever. Meu nome Reinaldo Jorge da Mota Vital Rodrigues.

11:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home