Travassos: familia pombeiro

sábado, dezembro 30, 2006

familia pombeiro


“os do pombeiro” estiveram em travassos desde os finais do século XVIII até quase ao final do século XX, a antiga casa do pombeiro foi comprada pelo meu primo manuel “fidalgo”. O primeiro a usar o nome do pombeiro foi antonio martins, penso que não seria de travassos, casou cerca de 1765 com anna maria gomes, esta sim de travassos, desde este antonio houve mais uma serie de antonios martins pombeiro, para começar o seu filho que casou com rita maria pereira em atei, terra de onde ela era natural, em 30-6-1796 depois o único filho homem deste casal também tinha esse nome, nasceu a 22-3-1799, casou cerca de 1830 com maria roza teixeira, de molares, estes também tiveram um filho antonio que não deixou geração, por isso continuamos com o francisco martins pombeiro que casou com maria joaquina gonçalves do bilhó e deixou bastante descendencia entre os quais o antonio que penso ser o senhor da fotografia que está aqui ao lado, a silvina que está numa fotografia aqui para baixo o domingos a anna, a laurinda e a luiza. muitas das pessoas desta familia emigraram para o brasil, entre os quais o ultimo dos antonios martins pombeiro, foi aí que encontrei o mário martins filho neto deste ultimo antonio que fez o favor de me enviar as fotografias que aqui podem ver.

20 Comments:

Blogger Manuel said...

Antonio Martins e Ana Maria Gomes (1765) os quais que fazes referencia tiverem filho Antonio Alvarez Pombeiro que caso com Rita Maria Pereira (1796). Este casal teve uma filha Joaquina Alvarez Pombeiro (Ermelo) (Irma do unico filho que fazes referencia que caso com maria roza teixeira.) Joaquina Alvarez Pombeiro casa com Francisco Dias Peixoto (Pais, Jose Dias e Anna Peixoto de Freg. Velha). Joaquina Alvarez Pombeiro e Francisco Dias Peixoto tiverem varios filhos, un dos quais Thomaz Dias Peixoto (nascido 9 do Marzo 1837) Este Thomaz acaba por ser padre em Ermelo, e tem 4 filhos com a propria criada de casa Maria Sousa (de Borba de Montanha) Thomaz e o meu tetra avo. Temos mais informacoes sobre esta famila, nao cabe tudo aqui.

1:32 da manhã  
Blogger domingos said...

Confesso ter-me sido indicado o caminho para este site. Constato agora que descendemos de um antepassado comum, logo somos parentes; mais constato um meritório interesse em preservar o que já pouco mais é que memória e que continua a ser apenas retratável em fotografias onde o branco é alentejano e o «ti» é sinónimo de pessoa e carinho ao mesmo tempo...
Como se dizia em tempos a aquando de trabalhos de vergar o corpo todo: - Que Deus los ajude.
Domingos Manuel Teixeira Mesias, filho de Vírgínia Alves Teixeira,(de Dornelas) e de Domingos José Prejoão Mesias(de Soutelinho do Mesio - Vila Pouca.

12:18 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:10 da manhã  
Blogger Unknown said...

Manuel, poderia me dizer se tens informações sobre os nomes e datas de Antonio e Rita (1796)para trás, seus pais, avós, profissões, datas,enfim,informações.Daqui do Brasil fica difícil acessar qualquer coisa referente a isso, os arquivos doa Torre do Tombo(na qual me disseram que poderia encontrá-los), nada achei deles.

8:14 da manhã  
Blogger miro said...

mario,
a rita maria pereira era natural de um lugar da bouça ou povoa da freguesia de atei e era filha de manoel pereira e maria fernandes. quanto ao antonio era filho de antonio martins e anna maria gomes, deste antonio não tenho mais informações mas a anna maria era filha de manoel domingues e isabel gomes, esta nasceu em 1701 filha de pedro francisco e maria lourenço. manuel se tens outras informações, desta familia ou outras da zona podemos trocar informações, pode ser aqui no blog ou envia-me um mail para belmiroribeiro@gmail.com
miro

12:02 da tarde  
Blogger Unknown said...

Meu email:
martinsmmf_2@hotmail.com

12:20 da manhã  
Blogger Unknown said...

Obrigado Miro, é que estou tentando montar uma "arvore", valeu as informações, se tiver mais, mande-me por favor, obrigado pela ajuda e disposição.

Mario

12:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

manuel,
estive a pesquisar e tenho o registo de uma filha da joaquina, leonarda nascida em ermelo em 18 de outubro de 1830. nesse registo ela aparece com o nome de maria joaquina pereira e o marido como francisco dias.
além do antonio e da maria joaquina tenho registo de outras duas irmãs:
anna thereza que casou com domingos almeida e não deixaram descendentes.
thereza caetana.
cump
miro

7:32 da tarde  
Blogger Componentes - Blog I (pós-ead) said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:02 da manhã  
Blogger Componentes - Blog I (pós-ead) said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:07 da manhã  
Blogger Componentes - Blog I (pós-ead) said...

eu sou descendente. meu avô chamava-se josé martins pombeiro. era natural de são paulo, brasil. a família pombeiro no brasil é muito pequena, até onde eu saiba só tem a minha família que atualmente se divide nos estados do rio de janeiro, paraná e brasília.

5:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber se alguem pode me informar se esta familia Pombeiro tera algo a haver com uma familia Pombeiro do Alto Alentejo (Borba)

4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

meu nome e daici anai pombeiro, meu avo paterno era julio pombeiro, ele veio para o brasil ainda jovem, e so. fez faculdade em coimbra. eu gostaria de saber mais sobre a familia de meu avo que esta em portugal.

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

meu nome e daici anai pombeiro, meu avo paterno era julio pombeiro, ele veio para o brasil ainda jovem, e so. fez faculdade em coimbra. eu gostaria de saber mais sobre a familia de meu avo que esta em portugal.

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostaria de saber mais sobre a a familia de meu avo paterno, julio pombeiro que mora em portugal, na cidade do porto. meu nome e daici anai pombeiro.

1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostaria de saber mais sobre a a familia de meu avo paterno, julio pombeiro que mora em portugal, na cidade do porto. meu nome e daici anai pombeiro.

1:14 da manhã  
Anonymous pombeiro said...

Meu nome e jose eduardo marques pombeiro nasci em portugal em figueira da foz cheguei ao Brasil em 1955.


10:25 da tarde  
Anonymous Cezar Pombeiro said...

Boa noite! Eu sou descendente da família Pombeiro, neto de Dejalme Pombeiro filho de Julio Pombeiro, me chamo Cezar Pombeiro. Qualquer informação favor entrar em contato através do meu e-mail... (cezarpombeiro@gmail.com)
Desde já agradeço!


2:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Engano seu, sou Pombeiro também é sou do Rio de Janeiro. Uma parte grande da minha família mora em Recife também.

Abraços

10:18 da tarde  
Blogger Unknown said...

Sou Raphael pombeiro bis neto de Jose martins pombeiro e neto de Joaquim Martins pombeiro

10:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home