Travassos: fevereiro 2006

terça-feira, fevereiro 21, 2006

manoel rodrigues queiroz


este senhor era o meu avô do carlos, nasceu em 18 de abril de 1895, casou com beatriz de sousa em 28 de junho de 1934 e faleceu em 9 de agosto de 1959, era filho de antonio josé rodrigues queiroz e maria gomes de moura machado e afilhado de manoel josé gonçalves (asnella) e de maria barbara teixeira (bilhó), tinha 1,75m de altura, rosto comprido, olhos castanhos, cicatriz na testa e unha defeituosa do dedo polegar da mão direita. emigrou para o brasil (óbidos - pará) em 1914, penso que para fugir da guerra, e regressou a portugal em 1930, depois voltou várias vezes ao brasil (pernambuco, rio, etc). foi durante alguns anos representante do registo civil para a freguesia do bilhó (procedia ao registo dos nascimentos, e óbitos da freguesia). fazia partilhas quando lhe pediam e era a pessoa melhor informada de travassos pois recebia todos os dias o jornal "o século", que lia enquanto bebia um café, trouxe este gosto do brasil. foi o nono de dez irmãos que incluiam o luiz que está aqui para baixo com uma grande bigodaça, que faleceu no brasil sem dar noticias, a conceição, a mais nova, a bárbara, a percialina, a maria, etc. com a minha avó fabricou sete filhos:
maria emilia, antonio, armindo, luisa, luis, lucia e mariana. a minha tia luiza e o luis (gemeos) já faleceram.

emilia rosa gomes


esta senhora era natural de atei, onde nasceu

em 1881, lá casou em 18 de julho de 1898 com bonifácio ribeiro (da casanova) de quem teve, pelo menos, nove filhos. agostinho, josé antonio, glória, lucinda, antonio, luiz, joaquim (que está no brasil, e cujo genro já fez o favor de me enviar um email), maria, etc. faleceu em travassos a 4 de setembro de 1966.

era filha de antonio joaquim gomes e anna maria da silva, ficou viúva em 12 de dezembro de 1925.

esta fotografia foi tirada junto ao canastro do pregomes.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

esta fotografia vai directamente para o brasil


o ricardo, filho da deolinda da charneca, foi o primeiro a enviar-me um mail com fotografias e por isso hoje tem direito a prémio, aqui está a ti rosalina com os filhos, só faltam o belmiro, a maria do céu e a deolinda. esta foi-me emprestada pela maria do céu que a tinha numa moldura na sala, a moldura ainda está vazia porque eu ainda a não devolvi, vai no carnaval quando a minha mãe for com a célia a travassos.

história do nome ribeiro


já tenho mais algumas informações do nome ribeiro, ontem fui pesquisar os assentos de batismo da freguesia de ermelo e já encontrei o nosso antepassado josé ribeiro da eira. então o josé era filho de manoel ribeiro e senhorinha alves machado moradores no bairro de cima da villa, nasceu em 20 de abril de 1764 e foi batizado a 26 do mesmo mês os padrinhos foram josé ribeiro de carvalho e doroteia ribeiro, são avós paternos antonio gomes figueiredo e maria ribeiro e maternos antonio alves e luiza machado, todos de ermelo ou hermello como eles escreviam naquela altura. agora tenho de perseguir a maria ribeiro para saber de onde vem este apelido.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

transferencias da camara municipal


estas são as transferencias que a camara prevê fazer este ano. continua a mesma tendencia, os clubes de futebol vão receber mais dinheiro que as freguesias.

resultados das eleições presidenciais


parece que o cavaco ganhou com grande avanço na freguesia do bilhó, de realçar também os zero votos de garcia pereira.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

carlos pereira


este senhor era o marido da ti lucinda, pai do manuel, augusta, zé antonio e fernanda. o carlos era filho de antonio pereira ( 1883-1963 ) e arminda da motta ( 1892-1929 ), o antonio era filho de francisco exposto e de maria pereira gonçalves, esta era filha de albino pereira ( 1831-1878 ) e roza pereira gonçalves ( 1841-1890 ), bobal, o albino era filho de antonio pereira ( 1807-1885 ) e de inácia bernarda de carvalho ( ?-1845 ), pioledo, o antonio era filho de josé pereira de carvalho e jacinta martins ambos de travassos, o nome pereira vem de maria pereira, mãe deste josé pereira de carvalho, que era natural de alvite. quanto à arminda, era filha de felicidade da motta ( 1861-? ) que era filha de josé joaquim da motta ( 1826-1898 ) e maria joaquina da graça henriques ( 1827-1889 ), esta de travassos aquele de limões. os henriques eram donos da casa do tarrão onde agora está o café.

casa do carlos


sou do carlos pelo meu avô manoel rodrigues queiroz ( 1895-1959 ) que era filho de antonio josé rodrigues queiroz ( 1852- 1940 ) e de maria gomes de moura machado ( 1861-?), esta era do pregomes, e aquele era filho de carlos rodrigues da silva ( 1817-1893 ), vila marim, e thereza de jesus rodrigues de queiró ( 1820-1878 ), esta era filha de luiz antonio dos santos queiró ( ?-1831 ), macieira, e de claudina rodrigues ( 1795-1845 ) esta era filha de antonio josé rodrigues ( 1760-1809 ) e de francisca alves ( ?-1854 ), esta era do bilhó por isso continuamos com o antonio que era filho de antonio rodrigues ( 1718-? ) e maria george teixeira ( ?-1811 ) esta era de azeveda, por isso vamos continuar com o antonio, filho de paschoal rodrigues ( 1681-? ) e anna ribeiro ( ?-? ), esta de vila chã, o paschoal era filho de antonio rodrigues e de maria francisca que penso terão nascido cerca de 1650 em travassos.
estes rodrigues já estão há muito tempo em travassos, penso que todas as casas ali à volta da casa da eira lhes pertenciam, assim como a casa do meu tio antonio no cabo de riba. outra particularidade é que sempre escreveram muito bem, eram chamados para testemunhas de testamentos ou mesmo para os fazerem, para testemunhas de casamentos, etc.