Travassos: agosto 2006

sexta-feira, agosto 25, 2006

martins


este é um dos nomes associado a travassos há mais tempo. nesta fotografia estão alguns, não tenho a certeza, por isso peço ajuda ao professor gaspar, seria possivel mostrar a fotografia à ti emilia, talvez ela consiga ajudar. eu acho que são as seguintes pessoas, da esquerda para a direita: silvina martins pombeiro (1876-?), mãe de, carminda martins pombeiro (1901-1972), esposa de joaquim avelino (barreiro), josé martins peixoto (1866-?), pai da carminda, e angelina esposa deste josé. a silvina era do pombeiro e foi a primeira de sete irmãos é a única de quem tenho registo de descendentes, penso que alguns dos seus irmãos emigraram para o brasil e uma das irmãs (ana) seria freira. quanto ao josé foi o único filho de francisco xavier martins peixoto (1835-?) e maria joaquina teixeira (1838-?). mais uma ajuda professor, será que podes digitalizar as fotos com mais qualidade e enviá-las de novo e já agora mais uma qual era o nome completo da angelina?

sexta-feira, agosto 18, 2006

josé brasileiro


já voltei das mini férias em travassos, desta vez trouxe poucas fotografias mas esta é muito interessante aparecem o zé brasileiro, o filho julio, a nora maria aurora miranda e os netos filhos do julio, antonio julio (toneco), das netas não sei o nome. esta foto terá sido tirado por volta de 1930, o ti toneco nasceu em 1922 e aqui teria cerca de 8 anos.
o josé brasileiro nasceu em 27 de janeiro 1857 filho de pedro antonio gomes de moura machado e balbina roza henriques, afilhado de josé claudino affonso, de cerva e delfina affonso machado, de limões, faleceu em 16 de março 1938. foi o segundo de seis filhos, os seus irmãos foram o julio que faleceu com 20 anos em 1875, o ricardo (meu bisavô), a maria (minha bisavó), a eugénia (mãe da ti eufrazina) e a teresa (mãe do ti pedro do cabo de riba e da tia nynpha). o josé passou muito tempo no brasil onde fez fortuna, de lá além da fortuna trouxe também dois filhos o julio que aqui aparece e o antonio que casou com a ermelinda da eira com quem teve quatro filhos, o pedro, o manuel, a alcina e a dinora. além dos filhos que trouxe do brasil fez mais alguns na freguesia do bilhó, em travassos tenho registo de mais três que teve em conjunto com eugénia gonçalves teixeira da casa do quarto, são eles guilhermino gomes machado (pai da ti rosalina da charneca), francisco gomes machado, que faleceu bébé e roza gomes machado, que também faleceu bébé, estes três nasceram entre 1880 e 1886, antes de ele emigrar para o brasil. fala-se que teve mais alguns filhos no lugar do bilhó (penso que seriam do faria?) mas desses não tenho registo.

sexta-feira, agosto 04, 2006

festa 2006


este ano a festa vai ser no feriado de 15 de agosto. penso passar por lá, alguém tem algum pedido especial de fotografias a casas ou pessoas?