Travassos: afonso henriques

sábado, abril 12, 2008

afonso henriques

finalmente descobri uma ligação de travassos a um rei, os moura que chegaram a travassos através de asnela são descendentes, entre outros de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. para não ser muito chato posso dizer que estes moura descendem de Simão Alvares de Moura de Azevedo, da quinta do reguengo, atei, filho de martinho afonso de azevedo, da casa do telhado, atei e de senhorinha de moura coutinho, esta senhora descende do nosso primeiro rei.

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem meias medidas... e assim até ao dealbar da nossa nacionalidade. Apenas a nota de que também o pai do nosso Rei fundador, D. Henrique, o «bom principe francês», e sua mãe, D. Teresa, da nobreza Leonesa, fazem assim parte da linhagem que investigas.
Um abraço,
Domingos Manuel Teixeira Mesias.

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu tambem sou moura, o meu avô materno era manuel de moura de cerva e casou com conceição ribeiro do bilhó.

4:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

então também deves ser do mesmo ramo. os nossos primeiros moura eram da casa do paço vedro de cerva.
cump
miro

11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e qual a ligação dos moura à casa de paço vedro em cerva?

2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tanto quanto sei a casa de paço vedro pertence á familia alves costa....

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim a casa do paço vedro pertencia à familia alves da costa (familia da minha bisavó) mas estes moura viveram lá há 400 anos, um dia destes ponho aqui a estoria.
miro

12:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito agradecia que colocasse aqui essa história, fiquei muito curioso sobre o facto dos Moura terem vivido em Paço Vedro, pois o que sei é que Paço Vedro pertencia a Baltazar Alves Costa casado com Miquelina da Costa Barbeita, sei que a casa pertencia ao Pai da Miquelina que se chamava Agostinho da Costa Barbeita, este era filho da António da Costa Barbeita e Delfina da Rosa Meirelles, fico então a aguardar que publique toda a informação que souber sobre a casa de Paço Vedro.

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sei ainda que Agostinho José da Costa Barbeita, filho de António Manuel da Costa Barbeitae de Delfina Rosa Meirelles, tinha um irmão Henrique José da Costa Barbeita, que aparece nas Inquirições de Génere da freguesia de Cerva, processo 1615, pasta 72. Salvo erro, os Pais de António Manuel da Costa Barbeita seriam António José da Costa e Maria de Moura de Barbeita (Barbeita é um lugar em Alvite que fica na freguesia de Cerva). Agostinho José da Costa Barbeita foi casado com Maria Alves Jorge, filha de Bernardo José Jorge e de Miquelina Rosa Alves. Sei ainda que Alberto Afonso Machado, José Joaquim de Moura e Agostinho José da Costa, todos de Cerva, eram parentes do dito Agostinho Barbeita. Este teve duas filhas, Amélia da Costa Barbeita, solteira, e Miquelina da Costa Barbeita que casou com Baltazar Alves Costa, sendo este filho de Domingos José da Costa e eufrasina Rosa de Almeida.

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo e conterrâneo, "MIRO":
O seu blog sobre a aldeia de Travassos, tem sussitado o maior interesse dentro dos bloguistas Mondinenses.
O seu amor incontestável à terra que o viu nascer, criou em si uma vontade inorme, na busca e na pesquisa da história de Travassos.
Obviamente, que apesar de eu ser um "coca-bichinas" na procura do passado das terras de Basto não imaginava, que o nosso primeiro Rei, tivesse afinidades familiares com a antiga casa dos Mouras de Travassos. Sendo assim, quem sabe... se o nosso pároco natural dessa aldeia - Pe. Manuel José de Moura Machado - também poderá ser um descendente de D. Afonso Henriques...!
Os novecentos anos do seu nascimento, que se celebram em
2 009, também irão ter a sua comemoração em Mondim de Basto.
Meu caro "MIRO", gostaria imenso de o conhecer pessoalmente. Assim, fica desde já convidado para participar no evento, que a Junta de Freguesia de Mondim de Basto, vai realizar de dois a quatro de Maio.
"CONTAR, CANTAR E PINTAR MONDIM - OS RIOS", assim se chama o evento cultural, que pelo segundo ano consecutivo se realiza em Mondim de Basto.
O tema escolhido, tem a ver com os nossos rios e a natureza.
Agora que tanto se tem falado na construção de algumas barragens no rio Tâmega, esta discussão vem mesmo a calhar, quanto mais não seja, para aclarar ideias e salvaguardar os interesses de todos nós.
Aqui vai o esboço do programa:

"CONTAR,CANTAR E PINTAR MONDIM"
"OS RIOS"

Dia 02 de Maio: Ás 15, 00 horas:
Abertura das solenidades, com a presença do senhor Governador Civil de Vila Real, Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e convidados ligados à preservação da natureza, que falarão sobre o tema obrigatório,os rios do nosso concelho.
Ás 21, 00 horas: Apresentação pública das novas idições dos autores Mondinenses, Luis Manuel Jales de Oliveira,José Teixeira da Silva, Adelino Ínsua e José Nelson Teixeira da Silva.
A cerimónia será apresentada pelo poeta e escritor, Dr. Nelson Vilela.
Um historiador credenciado, falará sobre os 900 anos de D. Afonso Henriques e da sua ligação à casa dos Mouras de Travassos.

Dia 03: Ás 13, 00 horas: Almoço privado num dos restaurantes da vila,numa confraternização, entre antigos alunos e professores, do antigo Externato de Nossa Senhora da Graça.
Às 15, 00 horas: Será prestada homenagem ao Dr. Nelson Vilela, pelos seus antigos alunos e colegas professores.Presidirá ao acto, o antigo Professor do homenageado,Monsenhor Ângelo do Carmo Minhava.
Às 21, 00 horas: Espectáculo musical.
Dia 04: às 14, 00 horas: Visita à exposição de fotografia e pintura
( obrigatoriamente soburdinada ao tema,rios do nosso concelho), pelos alunos e professores das escolas do concelho. Às 18, 00 horas, encerramento.

Meu caro "MIRO" em traços largos, será este o programa deste extraordinário evento cultural.
Contamos consigo.
Um abraço,
J.Teixeira da Silva

3:54 da tarde  
Blogger miro said...

obrigado pelo convite mas não posso ir a mondim nessa data. quanto ao manuel josé, claro que também é descendente de d. afonso henriques, nós ainda somos primos.
agora só devo voltar a mondim em agosto para o casamento de mais um primo. obrigado pelos comentários.
cump
miro

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou tentando localizar a familia da minha avó materna.
até onde eu sei. a familia dela era da paraiba.
o nome dela era Gercina Alves de Moura.
terminou seus ultimos anos de vida em Pau dos Ferros.

1:47 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu me chamo sofia rodrigues gonçalves e o meu avo paterno era manuel gonçalves de cerva e casou com lucinda gonçalves ribeiro do bilho que tambem era irma de de conceiçao ribeiro (gonçalves) do bilho. Quer dizer que era tia do meu pai.

6:44 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu me chamo sofia rodrigues gonçalves e o meu avo paterno era manuel gonçalves de cerva e casou com lucinda gonçalves ribeiro do bilho que tambem era irma de de conceiçao ribeiro (gonçalves) do bilho. Quer dizer que era tia do meu pai.

6:45 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu me chamo sofia rodrigues gonçalves,o meu avo paterno era manuel gonçalves de cerva e casou com lucinda gonçalves ribeiro do bilho (minha avo)que tambem era irma de conceiçao ribeiro (gonçalves). Quer dizer que conceiçao ribeiro era tia do meu pai.

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostaria de saber mais sobre a familia alves costa e ascendencia.sou bisneto de baltazar alves costa e o meu avo fernando alves costa e o actual dono da casa de paço vedro.agradecia que me contacta-se.

11:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostaria de saber mais sobre a familia alves costa e ascendencia.sou bisneto de baltazar alves costa e o meu avo fernando alves costa e o actual dono da casa de paço vedro.agradecia que me contacta-se.

11:30 da tarde  
Blogger ana said...

Eu também sou Moura o meu avô era António De Moura nascido em 1923 casado com Olivia Da Costa Moura nascida em 1927 o meu avô era de Cerva a minha avó era de atei.
Sei que tenho familia no Brasil não sei aonde,Aguardo informação.

9:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa noite,
para lhe poder dar mais informãções sobre os seus familiares preciso de recuar mais uma geração, preciso de saber os nomes dos pais do antonio de moura e da olivia.
cump
miro

5:07 da manhã  
Blogger ana said...

Boa Noite.
os pais dos meus avós chamava-se..
Pais Antonio Moura

Pai Clemente Moura era de Cerva
Mae Luisa Carvalho era de Cerva

Pais Olivia da Costa
Pai Jose da Costa era de Atei
mae Cacilda da Silva era de Carvalhaes

E sei que a minha trisavo chamava-se D.Benta era Atei

7:39 da tarde  
Blogger ana said...

Boa noite.
Os Pais de António de Moura são:
Clemente de Moura natural de Cerva e de Luisa Carvalho natural de
Cerva e os Pais de Olivia da Costa são José da Costa natural de Atei e
Cassilda da Silva natural de Carvalhais.
E sei que a minha trisavó era a D.Benta de Atei.

8:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa noite,
em cerva não consegui encontrar nada porque faltam muitos dos livros de registos.
em atei encontrei o registo de baptismo de josé, filho de benta de miranda no lugar de chãos em atei.
pode consultar aqui:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-011&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-011/PRTC0808D_ADVRL-PMDB01-001-Lv011_M_00014.jpg
neste registo está também averbado o casamento com cassilda e os óbitos.
cump
miro

3:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cá está a cassilda:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-011&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-011/PRTC0808D_ADVRL-PMDB01-001-Lv011_M_00043.jpg

4:11 da manhã  
Blogger ana said...

Boa noite.
Obrigado pela informação,gostaria de saber se é possivel saber os nomes dos pais da Benta de Miranda de Atei e se tinha irmãos e quantos filhos teve esta Benta além do José da Costa,e nome do seu marido se possivel,obrigado.
Cumps.

7:38 da tarde  
Blogger miro said...

olá,
penso que agora será melhor a ana pesquisar por si.
os paroquiais de atei podem ser encontrados aqui:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html
com os dados que já tem fica mais facil.
tenho mais alguns dados dos avós da cassilda que já faziam parte da minha base de dados.
cump
miro

7:10 da tarde  
Blogger ana said...

boa noite
agradecia que me mandasse os avós referfnte a Cassilda.
obrigado

9:44 da tarde  
Blogger ana said...

boas gostaria que me mandasse a informação sobre os avós da Cassilda obrigado fico aguardar

3:45 da tarde  
Blogger ana said...

boas gostaria que me mandasse a informação sobre os avós da Cassilda obrigado fico aguardar

3:45 da tarde  
Blogger miro said...

viva,
cá está o que descobri sobre a sua familia:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-002&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-002/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-002_m0193.jpg
josé joaquim silva, filho de josé antonio sousa e maria josé do patrocinio, esta filha de pais incognitos, aquele filho de josé joaquim de sousa e benta clara da silva, este casal é da minha familia, por isso tenho mais informações.
aqui está o registo de batismo da benta:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-005&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-005/PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-005_m0126.jpg
cump
miro

6:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home