Travassos: maio 2008

sábado, maio 24, 2008

revista visão


a revista visão está a publicar um guia sobre portugal, na ultima quarta feira foi a vez de trás os montes e alto douro. considera esta revista que o passeio pelo vale junto à aldeia de travassos é o melhor de todos os passeios naquela zona, tenho de concordar com a jornalista. mais à frente na descrição terra a terra escreve assim sobre travassos "a aldeia pode ser incluida entre as maravilhas deste guia. não só pelas casas e demais construções, que foram recuperadas ao abrigo do programa agris. a própria aldeia até pode parecer um museu habitado, por estar cheia de placas e plaquinhas a indicar e a explicar o que não será óbvio para quem venha de uma cidade. mas desça a pé até ao vale. o passeio a pé é curto mas magnífico: siga por um caminho sempre a descer rumo à ponte (está indicada). deixará de ver placas daqui a pouco e poderá esquecer a musealização da aldeia. andará sobre lajes de pedra, marcadas pelos carros de bois de várias gerações. verá veigas em socalcos separadas por muros de granito, a tal ponte de pedra e o seu ribeiro, uma azenha, videiras aramadas em altura. verá sobretudo vacas , vacas autóctones acompanhadas pelos seus pastores. são vacas maronesas e vê-las sem ser no prato justifica os quilómetros que terá feito para aqui chegar, porque são um exemplo vivo do património genético animal autóctne que - irónicamente - sobreviveu graças à falta de desenvolvimento agrícola do interior do país. caso tenha a sorte de meter conversa com algum dos pastores-proprietários, poderá aprender o que é a molhelha ou o jugo. e poderá ficar a saber onde é que há artesãos nas aldeias vizinhas que ainda fazem desses utensílios com que se veste a maronesa."
numa secção entitulada terras a não perder a jornalista diz, se só pode ir a três sitios escolha: bragança, travassos e felgar.

o guia tem tambem comentários sobre bilhó, lamas de olo, fisgas de ermelo, ermelo, etc.

segunda-feira, maio 19, 2008

Paço Vedro


a pedido de um leitor anónimo, ainda, vou disponibilizar aqui algumas informações sobre a casa do paço vedro em cerva.
a referencia mais antiga que tenho desta casa é que seria habitada pelo capitão antonio pereira cardoso e por sua esposa jeronima de moura cerca de 1700, o antonio era filho de gervasio pereira e marinha gonçalves e a jeronima era filha de simão alvares de moura de azevedo (de atei) e de maria martins. não faço ideia como a casa foi parar à posse deste casal.
o antonio e a jeronima tiveram pelo menos três filhos, ana maria que casou com antonio alves (penso que seja de asnela), este casal deu origem aos moura que chegaram a travassos; luiza que foi mãe solteira no bobal em 1736; e antonio que tem inquirição de genere em braga em 1733.
nos seus comentários fala em baltazar alves da costa, este senhor se era filho de domingos costa e eufrazina almeida seria irmão da minha bisavó maria joaquina costa (1872-1900) moradores na casa da igreja.
se me quiser contactar use o seguinte email belmiroribeiro@gmail.com