Travassos: o magriço

domingo, fevereiro 08, 2009

o magriço


Álvaro Gonçalves Coutinho, mais conhecido por “O Magriço”, valente guerrilheiro português, um dos doze de Inglaterra. Consta que, nos finais do século XIV doze damas inglesas, tendo sido injuriadas por palavras proferidas por outros tantos cavaleiros também ingleses, apresentaram queixas ao Duque de Lencaster, pedindo-lhe que , pelas armas, assumisse a defesa da honra ofendida.
O Duque, não querendo afrontar directamente esses cavaleiros, para não agravar um problema interno, logo se lembra de doze cavaleiros portugueses que conhecera, ao lado do rei de Portugal, seu genro, aqui combatera as tropas de Castela.
Cartas são enviadas pelas damas e pelo Duque a cada um dos cavaleiros portugueses e a D. João I, que autoriza a expedição a Inglaterra, onde, em torneio, os portugueses se bateriam contra os ingleses.
É aparelhado um navio que parte da cidade do Porto, levando todos os cavaleiros excepto o Magriço, que comunica aos seus colegas de armas que prefere fazer a viagem por via terrestre, a fim de saciar a curiosidade que tem de conhecer novas terras e novas gentes.
Esta viagem será difícil e demorada, tanto mais que o nosso herói aproveita para ir visitando os lugares importantes por onde passa, em Espanha, França e Flandres.
Entretanto, chegados a Inglaterra, os onze portugueses preparam-se para o torneio... e do magriço nem novas nem mandados, para grande desgosto da dama que ele iria defender.
No preciso momento que iam iniciar o combate, eis que, com grande reboliço, o Magriço entra em campo, pondo-se ao lado dos seus companheiros. O confronto é breve e cruel e com alguns ingleses mortos e outros postos fora do campo, aos portugueses resta celebrar a vitória e receber as homenagens das damas desagravadas.
este senhor entra em travassos pelos moura, foi pai de alvaro de moura coutinho, pai de espelidiao de moura coutinho, pai de baltazar de moura coutinho, pai de outro do mesmo nome, pai de senhorinha moura coutinho, mae de simao alvares de azevedo, pai de jeronima de moura da casa do paço vedro em cerva e daí a travassos foi um pulinho.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por acaso sabe quantos filhos terá tido essa jerónima de moura de cerva?

11:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom, já que procura tanto ascendentes em Cerva, vou lhe dar aqui alguma informações preciosas que o vão auxiliar na sua pesquisa.

José António da Costa, ou José António Alves da Costa, casado que foi com Maria Joaquina Fernandes, da casa da Igreja, tem um irmão com inquirição de génere que se chama Agostinho Jose Alves Costa, processo 12852 de Braga. Estes eram filhos de António José da Costa e de Margarida Cipriana Alvares (ou Alves). Por sua vez este António José da Costa era filho de Domingos da Costa e de Ana Maria Martins Alvares Gonçalves. E este Domingos da Costa era filho de António da Costa e de Maria de Castro. A Ana Maria Martins Alvares Gonçalves era filha de Baltazar Martins Alvares e de Ana Maria (da casa do muro). Quanto a Margarida Cipriana Alvares era filha do Capitão Manuel Baltazar Alvares (da casa da igreja) e de Benta Clara Alvares Pereira Meireles. Este capitão Manuel Baltazar Alvares era filho do Doutor Manuel António Martins e de Luisa Alvares. E Benta Clara Alvares Pereira Meireles era filha de Antonio Luis Pereira de Meireles e de Maria Martins. Bom, Quanto a Maria Joaquina Fernandes, mulher de Jose Antonio da Costa, era neta de Pedro da Costa Fernandes, do lugar de Quintela, da freguesia de Cerva, sendo este filho de António da Costa Oliveira e Senhorinha Fernandes da Fonseca, e neto paterno de Domingos da Costa e Isabel Jacome, e neto materno de Gonçalo Fernandes e Maria da Fonseca. Existem diversos familiares com inquirições de génere em Braga mas que nunca pesquisei por absoluta falta de tempo, mas posso dizer-lhe alguns dos processos, que são: 11090 (Manuel Joaquim Alvares), 12849 (Albino José Alves Araújo), 34108 (Domingos Jose Costa), 1615 (Henrique Jose da Costa Barbeita), 6881 (Antonio Moura), 30152 (Francisco Jose Fernandes), 54546 (Domingos Jose Meireles), 7515 (Antonio Domingues da Costa), 19606 (Joao Costa), 34605 (Domingos Jose Gaspar), 5564 (Antonio Luis), 24522 (Joao Costa Pipa), e ainda os 12476, 9867 e 22806. Se tiver tempo para buscar cópia destes processos publique aqui no seu blog........
Por sua vez, o referido Antonio Luis Pereira de Meireles, pai de Benta Clara Pereira de Meireles, era familiar do capitão Luis Antonio de Meireles, casado que foi com Teresa Gaspar, pais de Maria Engracia de Meireles que foi mulher de Domingos José Gonçalves Fraga, estes pais de Delfina Rosa Meireles, casada que foi com Manuel António Costa Barbeita. Este casal foram pais de Henrique Jose da costa Barbeita, Domingos José da Costa Barbeita e Agostinho José da Costa Barbeita. Este Agostinho José da Costa Barbeita, dono da casa de Barbeita e da casa de Paço Vedro, que herdou dos seus Pais e Avós, senhor de muitas quintas em Cerva, era casado com Maria Alves Jorge, filha de Bernardo José Jorge e Miquelina Rosa Alvares, de Escoureda, em Cerva. Os Pais do Agostinho da Costa Barbeita, eram os referidos Manuel António da Costa Barbeita e Delfina Rosa Meireles. Por sua vez os Pais de Manuel Antonio da Costa Barbeita, foram Antonio José da Costa Barbeita (filho de Boaventura da Costa e de Ana Maria Gonçalves) e Maria de Moura (filha de João Pacheco e Rosa Maria de Moura). O dito Agostinho José da Costa Barbeita, teve duas filhas, uma chamada Amélia da Costa Barbeita que morreu solteira, e outra chamada Miquelina da Costa Barbeita que casou com Baltazar Alves Costa (este filho de Domingos Jose da Costa, da casa da Igreja, e de Eufrazina Rosa de Almeida, da casa de Crespos). E este casal Baltazar e Miquelina herdaram todo o patimónio do Agostinho José da Costa Barbeita, nomeadamente a casa de Barbeita e a casa de Paço Vedro, que hoje são propriedade de seus filhos. Também posso informar que o Agostinho José da Costa Barbeita era primo direito do Conde de Alves Machado, pois a mãe deste era irmã do seu Pai. Já tem aqui bastante com se entreter a pesquisar e concerteza vai conseguir saltar umas gerações para trás....

1:13 da tarde  
Blogger miro said...

tenho registo de 3 filhos de jeronima de moura:
anna maria de moura que casou com antonio alves que penso seria de asnella, de quem sou descendente.
antonio moura, com Inquirição de Génere Processo 6881 Pasta 307 de 14 de Janeiro 1733
luiza pereira de moura, foi mãe solteira de francisco de moura em 22 de julho de 1736 no bobal, onde estava a viver na casa de francisco gonçalves.

7:03 da tarde  
Blogger miro said...

obrigado pelas informações que aqui deixou. não me quer contactar para o email belmiroribeiro@gmail.com
devemos ter algumas informações para trocar.
quanto às que aqui deixou faltam os pais de maria joaquina fernandes, será que dispõe dessa informação?
quanto às inquirições de genere tenho que passar por braga para as procurar, deixaram de estar disponiveis online.
cump
miro

7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde, terei o maior prazer em contactá-lo e enviar mais informações de que disponho.
O meu nome é Manuel Nuno Seara Carvalhinha Alves Costa, dos Alves Costa do Paço Vedro de Cerva. O meu avô era Agostinho Alves Costa, médico em Cerva, o filho mais velho de Baltazar Alves Costa (este filho de Domingos José da Costa, da Casa da Igreja, e Eufrazina Rosa de Almeida, da casa de Crespos) e de Miquelina da Costa Barbeita (filha de Agostinho José da Costa Barbeita, da casa de Barbeita e de Paço Vedro e de Maria Alves Jorge, de Escoureda). O meu email é nunocarvalhinha@hotmail.com
Quando tiver tempo digitalizo as certidões que tenho e envio para o seu email.
As informações de que disponho foram transmitidas pelos meus avós e tios avós.
Cumprimentos..

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola pessoal, minha bisavó nasceu em Cerva 1.900, familia Rodrigues da Rosa, morava num sitio chamado Mourão, gostaria muito em saber se tenho parentes por ai.. se possivel me responda obrigado

email historia.sesi@yahoo.com.br

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu avó é Fernando Alves Costa atual dono de uma das parcelas (são 3) da casa de paço vedro em cerva. Pareceu-me a mim que grande parte dos meus familiares próximos não foram sequer nomeados. O meu avô tinha 12 irmãos e posso estar enganada mas pareceu-me só ver o nome de um.

8:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home