Travassos: dia do pai

segunda-feira, março 19, 2007

dia do pai

como não sou grande escritor vou roubar algumas palavras ao meu escritor favorito, antonio lobo antunes, este texto foi retirado de um crónica por ele escrita na revista visão.
"vão fazer 11 anos que o meu pai morreu e ainda não cessou de mudar dentro de mim. pensava que os mortos ficavam fixos em nós consoante ficam fixos no caixão é mentira: alteram-se conforme se altera a imagem que temos, desde a aparência ao temperamento, entendemo-los melhor, ficamos em paz com eles, sem ressentimento nem zanga... Uma noite destas sonhei com ele: não tinha mais de trinta anos, estava bonito, com ar saudável, alegre, sentava-se à mesa de jantar e dizia - sabes filho, nunca me senti tão bem. palavra de honra que nunca me senti tão bem, isto radiante, simpático, quase de açucar: andei com o sonho na cabeça dias a fio, a pensar como será comigo em relação às pessoas que me estiveram próximas. não sou especialmente simpático, falo pouco, custa-me exprimir o amor que sinto, envergonho-me de, em certas altura me apetecer chorar. ... ó pai o que eu gostava de dizer - nunca me senti tão bem. palavra de honra que nunca me senti tão bem e estar à mesa consigo. imagine: apetece-me estar à mesa consigo, sobretudo agora que é novo, vejo-o contente e não vai morrer nunca mais. não tenho espaço para nenhuma sepultura cá dentro..." faltam aqui muitas coisas, como as saudades, as últimas conversas, as primeiras conversas as que tivemos entretanto, as caçadas, as viagens à terra, as discussões, os almoços e os jantares, as partidas de dominó, o jornal "a bola" que vinha todos os sábados dentro da lancheira, as doenças, as estórias, falta o que foi só nosso. o que está aqui já é bastante, afinal isto é só um blog. obrigado antonio lobo antunes por conseguires escrever o que eu gostava de dizer e principalmente obrigado PAI, por tudo.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje, tomei conhecimento do teu blogue, como tu também tenho antepassados em Travassos. Mostrei ao meu pai que está cá a ver se conhecia alguém...
gostamos muito, revemos alguns caras e lugares familiares.
também gosto muito do texto do A.Lobo Antunes que selecionaste para homenagiares o teu pai.terezinha alves

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje, tomei conhecimento do teu blogue, como tu também tenho antepassados em Travassos. Mostrei ao meu pai que está cá a ver se conhecia alguém...
gostamos muito, revemos alguns caras e lugares familiares.
também gosto muito do texto do A.Lobo Antunes que selecionaste para homenagiares o teu pai.

11:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá Miro !!
só hoje vi esta tua homenagem a este Grande senhor que era o teu PAI. fiquei muito feliz por ver os teus sentimentos em relação ao teu PAI,e não teres vergonha em o reproduzir ,isto só vem demonstrar a boa educação que ele vos deu (também ao teu irmão ) eu sempre gostei muito dele ,sempre disse ao meu marido e também a tua mãe que ele me fazia lembrar o meu Pai que perdi com 5 anos . beijo grande

ROSA MARIA ( mulher Quim Ribeiro)

9:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home