Travassos: ermelo

segunda-feira, março 12, 2007

ermelo


também tenho muitas raizes em ermelo, mas daí não tenho o nome das casas mas sim dos bairros. são os "do eiro", os "da portella", os "do ribeiro", os "de cima da vila", alguns também de pardelhas, da leira, etc. em travassos os descendentes destes naturais de ermelo são os "do carlos", rodrigues, os "da eira", os do ventura e os "da casanova".
o meu nome ribeiro penso que deriva do bairro do ribeiro, aparece em travassos através de josé ribeiro que nasceu em ermelo em 1764 e casou em travassos com maria teixeira rodrigues, da eira, tiveram oito filhos e dois deles são meus antepassados, uma, joaquina ribeiro da eira, deu origem aos "da casanova" e outro, manoel joaquim ribeiro, continuou com a casa da eira.
de ermelo são também os vaz de carvalho, antepassados do carlos, na torre do tombo online pode-se consultar um processo onde o meu antepassado antonio vaz de carvalho e sua irmã francisca se habilitam como herdeiros do seu irmão francisco vaz de carvalho, que penso ter sido capitão e tinha morrido afogado ao largo de moçambique.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home