Travassos: ex candidata à camara de mondim de basto detida na colombia

segunda-feira, março 23, 2009

ex candidata à camara de mondim de basto detida na colombia

segundo o jornal publico:
A cidadã portuguesa detida, esta semana, em Cali, na Colômbia, por transportar droga, foi candidata à presidência da Câmara Municipal de Mondim de Basto pelo Movimento Partido da Terra, em 2001. Maria Filomena sempre se mostrou uma pessoa “séria, aguerrida e combatente” o que, assegura, lhe custou muitos conflitos com o autarca local e alguns processos relacionados com a liberdade de expressão, já que dirigia um jornal de Mondim de Basto.De acordo com um comunicado do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) da Colômbia, a que o PÚBLICO teve acesso, Maria Filomena Morais Félix Pereira e o seu companheiro Rómulo do Nascimento Pereira foram presos na sequência de uma denúncia feita por uma “fonte humana”.A detenção ocorreu antes de apanharam um voo com destino a Madrid (Espanha), quando passavam pela polícia do aeroporto. Os 7,8 quilos de cloridrato de cocaína que transportavam estavam dissimulados dentro de um portátil, ao qual foi retirado o disco rígido e outros componentes, e numa mala com fundo falso, informaram fontes policiais.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

03 Abril 2009


In Jornal de Notícias:


Sociedade


Governo português promete "acompanhar" luso-chinês condenado à morte na China
11h39m
Quando se trata de actos ilícitos cometidos em território chinês por cidadãos com dupla nacionalidade, a China não reconhece a cidadania estrangeira.

Portugal vai acompanhar o processo do cidadão com dupla nacionalidade portuguesa e chinesa condenado à morte por tráfico de droga na China, afirmou o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

"Continuamos a acompanhar este caso, nomeadamente em contacto com o advogado do cidadão e com os serviços de protecção consular", afirmou o governante à Lusa, à partida de Kinshasa, República Democrática do Congo, onde termina uma visita de três dias.

Quando se trata de actos ilícitos cometidos em território chinês por cidadãos com dupla nacionalidade, a China não reconhece a cidadania estrangeira.

António Braga adiantou que já foi apresentado pelos representantes jurídicos na China um recurso, com efeitos suspensivos, contra a condenação à morte.

Por elementar exercício de igualdade para com estes cidadãos deveria o nosso Estado, também neste caso, disponibilizar o mesmo apoio aqui prometido. São sabidas as condições de detenção em países como a Colômbia e o risco de vida efectivo que diariamente correm quem nelas está enclausurado.

2:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home